• As notícias do AgitoMais estão no Minuto Mais

Assine nossa Newsletter

  • Eleições 2012
  • Mariana
  • Ouro Preto
  • Mundo
  • Minas Gerais
  • Itabirito
  • Brasil
  • Geral

Mais lidas

  • Estrada de Itabirito a Rio Acima terá calçamento ao custo de R$ 57 milhões
  • Família clama por justiça pelo filho que morreu vítima do tráfico em Itabirito
  • Homem é morto com 10 tiros no bairro Praia em Itabirito
  • Jovem morre no carnaval de Itabirito; o rosto dele ficou desfigurado
  • Sine disponibiliza 142 vagas em Itabirito
  • Já estão à venda os camarotes do Itabirito Rodeio Festival
  • Grave acidente com moto CB-500 deixa jovem ferido em Itabirito

28/07/2011 23h58

NOS DIAS 6 E 7 DE AGOSTO

Festa do Pastel de Angu valoriza cultura e educação de Itabirito

Em sua 11ª edição, a festa promete valorizar a joia gastronômica, integrar pais, alunos, professores e comunidade no trabalho de arrecadação de recursos para as escolas e para mostrar a importância da iguaria no cenário turístico itabiritense

Fonte: Secretaria de Comunicação Social PMI

Nos dias 6 e 7 de agosto, Itabirito reverencia uma das principais marcas de sua cultura: o Pastel de Angu. Em sua 11ª edição, a Festa do Pastel de Angu, organizada pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, e executada pela Rede de Ensino da cidade, promete, além de valorizar a joia gastronômica, integrar pais, alunos, professores e comunidade no trabalho de arrecadação de recursos para as escolas e para mostrar a importância da iguaria no cenário turístico itabiritense. “O Pastel de Angu é o ouro de Itabirito, que nunca vai acabar. Com a festa, buscamos valorizar uma marca de nossa cultura e integrar as comunidades escolares”, destaca Ricardo Francisco, secretário de Educação e idealizador da festa.

A novidade deste ano é que o evento será realizado na Praça dos Inconfidentes (área da JuliFEST), com uma estrutura mais ampla e confortável para comportar o crescimento da festa nos últimos anos. Graças à parceria com as associações de bairro, as escolas poderão utilizar as barraquinhas que foram montadas para 21ª JuliFEST, dando um charme especial à festa. Além da participação de diversas bandas musicais, as escolas apresentam números artísticos, ensaiados especialmente para a ocasião, dando enfoque ao folclore e às tradições regionais.

Na festa, também será comemorado o reconhecimento do Modo de Fazer o Pastel de Angu de Itabirito, que foi conceituado como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, em 2011. “O registro do Modo de Fazer Pastel de Angu é apenas a formalização daquilo que já está arraigado na nossa cultura. O importante não é definir o local de origem dessa tradição, mas valorizá-lo como elemento que já faz parte da identidade do povo itabiritense”, destaca Igor André Gonçalves, chefe de Divisão de Memória e Patrimônio.

Quem quiser aproveitar a festa para experimentar o Pastel de Angu encontrará as opções de recheios de carne, queijo, frango com catupiry, bacalhau, carne seca com catupiry e tudo o que a criatividade itabiritense consegue combinar com o angu mineiro. A entrada é gratuita.

Campanha

Unindo promoção da história cultural de Itabirito e valorização dos alunos das escolas municipais, a Secretaria de Comunicação desenvolveu uma campanha que retrata as escravas Maria Conga e Philó, criadoras do Pastel de Angu, por meio de duas meninas da E. M. Guilherme Hallais França, na Vila José Lopes. As alunas Pâmela Eduarda de Sousa Xavier, de 8 anos, e Eulália da Silva Santos, de 7 anos, foram as estrelas da campanha, representando as escravas que, no século XIX, tiverem a ideia de fritar restos de angu, recheado com guisado de umbigo de banana e carne; uma receita que é sucesso há mais de um século e é passada de geração em geração nas famílias de Itabirito.

Para a execução dessa ideia, que valoriza a cultura local e os talentos do município, a Secretaria de Comunicação agradece ao Atelier de Artes Integradas da Prefeitura de Itabirito, ao Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi), à Mercearia Paraopeba, à E.M.Guilherme Hallais e às famílias das jovens Maria Conga e Philó pela colaboração e presteza no trabalho de realização da campanha.





    Comente

    Comente essa seção
    Para comentar as seções do site efetue seu login ou cadastre-se

    Compartilhe